Rússia afirma que recebeu solicitações para a versão de exportação do Su-57

Um porta-voz oficial do Serviço Federal Russo para Cooperação Técnica-Militar afirmou que a instituição recebeu diversas solicitações de clientes estrangeiros para a versão de exportação do caça de quinta geração Su-57, o Su-57E. 

“Foram recebidos pedidos relativos à aeronave Su-57E, embora não haja nenhum país do Oriente Médio entre eles. No entanto, clientes estrangeiros desta região também demonstram interesse por esta aeronave, disse o porta-voz à agência russa TASS durante a exposição internacional de armamento IDEX-2021.

Cockpit do Sukhoi Su-57 Felon. Foto via Tecnomilitar.

Todavia, o serviço destacou que a prioridade é fornecer o caça à Força Aérea Russa, que recebeu sua primeira unidade de produção em dezembro do ano passado. O serviço também afirmou que está pronto “para iniciar a deliberação sobre este tema caso seja do interesse dos nossos parceiros estrangeiros.”

A Índia já foi parceira no programa de desenvolvimento do Su-57 e pretendia fabricar 144 unidades de uma versão própria designa FGFA (Fifth Generation Fighter Aircraft), mas o país se retirou do projeto em 2018 por divergências com a Rússia em relação à atrasos e custos do programa.  

Rumores também afirmavam que a Argélia teria adquirido o caça, porém, nenhum dos dois países confirmou o acordo. 

O Su-57 é um caça multifunção de quinta-geração desenvolvido pela Sukhoi. A aeronave pode empregar um variado leque de material bélico ar-ar e ar-solo.

Recentemente foi revelado que o novo drone de ataque stealth russo, o Sukhoi S-70, será integrado aos esquadrões de Su-57 no futuro.

O post Rússia afirma que recebeu solicitações para a versão de exportação do Su-57 apareceu primeiro em AEROFLAP.