Bombardeiros B-1B Lancer dos EUA chegam à Noruega para treinamento em conjunto

Os bombardeiros B-1B Lancer da Força Aérea dos EUA chegaram à Base Aérea da Noruega em Oerland, ontem 22 de fevereiro, pela primeira vez na história os bombardeiros pousaram na estação aérea de Oerland.

Os Estados Unidos e a Noruega conduzirão um treinamento conjunto para demonstrar a interoperabilidade transatlântica. Essas missões ajudam a construir um entendimento e a fortalecer ainda mais a parceria entre os Aliados. No geral, isso aumentará a letalidade e a prontidão das forças combinadas no Norte da Europa.

“Estou ansioso para mostrar nossa capacidade de operar a partir deste novo local e seguir a missão em ambientes novos”, disse o general Jeff Harrigian, comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa-Força Aérea na África. “O treinamento com aliados como a Noruega nos permite aprimorar nossas capacidades de dissuasão e defesa, ao mesmo tempo em que melhora a estabilidade regional”, acrescentou.

Caças F-35 da Noruega escoltam B-1B Lancer da USAF- Foto: esquadrão norueguês 331.

No entanto, não é a primeira vez que bombardeiros B-1B Lancer operam na região de Ørland, contudo, em outras ocasiões as aeronaves fizeram um voo de ida e volta, ou seja, não pousaram na estação norueguesa.

A Estação Aérea de Ørland é importante no ponto de vista estratégico, nesta base são operados os caças F-35A da RNoAF, bem como aeronaves AWACS E-3A.

 

  • Com informações de OTAN/NATO

O post Bombardeiros B-1B Lancer dos EUA chegam à Noruega para treinamento em conjunto apareceu primeiro em AEROFLAP.