Pintura branca dos bombardeiros TU-160 serve para refletir energia de explosão nuclear, diz empresa russa

A empresa estatal russa Rostec explicou o motivo de pintar seus bombardeiros TU-160 Black Jack de branco. Em um comunicado emitido no último sábado (20), foi dito que a cor branca serve como uma forma de proteção para as tripulações dos bombardeiros.

O TU-160 pode levar armamentos nucleares e para refletir a energia gerada por uma explosão a cor branca reflete de melhor maneira e isso garante a segurança da tripulação.

“Isto uma espécie de proteção para a tripulação – o Tu-160 pode ser equipado com armamento nuclear, enquanto a energia térmica das explosões é enorme e a reflexão de parte desta energia é capaz de proteger a tripulação”, disse a Rostec.

TU-160 Blackjack- Foto; Força Aérea Russa

O TU-160 é um dos bombardeiros estratégicos mais ativos hoje em dia, casos de voo das aeronaves perto da fronteira de países da Europa e do Alasca são comuns.

A aeronave foi desenvolvida nos anos 80 e sua principal característica são voo de longo alcance e supersônicos. Outra característica da aeronave são suas asa de geometria variável, algo que podemos encontrar no bombardeiro estadunidense B-1B Lancer.

A Rússia está modernizando seus TU-160 afim de aumentar a vida útil desta icônica aeronave dos tempos da Guerra Fria.

 

 

O post Pintura branca dos bombardeiros TU-160 serve para refletir energia de explosão nuclear, diz empresa russa apareceu primeiro em AEROFLAP.