Buenos Aires terá a reabertura do Aeroporto Jorge Newbery no próximo mês

No próximo dia 15 de março, o Aeroporto Jorge Newbery(AEP) localizado na parte central de Buenos Aires será reaberto. Durante 8 meses, o Aeroporto ficou completamente fechado para grandes reformas.

O Aeroporto Jorge Newbery(AEP) é um dos mais importantes terminais da Argentina, tendo sido em 2019 o com mais movimento do país. O terminal é o principal em conexões e voos domésticos da Argentina e junto com o Internacional de Ezeiza(EZE) e El Palomar(EAP) são os três Aeroportos grandes de Buenos Aires.

O Aeroporto Internacional de Ezeiza(EZE) é o principal terminal para entrada de viajantes no país, já o Aeroporto El Palomar(EAP) é uma antiga Base Aérea que antes da pandemia de Covid-19 se iniciar era utilizado por companhias aéreas de baixo custo como a Flybondi.

Entretanto o atual governo da Argentina não permitiu as operações das empresas de baixo custo em El Palomar, além de ter fechado temporariamente o Aeroporto Jorge Newbery. Mesmo com a demanda em baixa e os voos totalmente restritos, o Jorge Newbery encerrou o ano como principal Aeroporto do país tendo sido o único a ultrapassar 1 milhão de passageiros. 

Mudanças no Aeroporto Jorge Newbery

Aeroporto Jorge Newbery
Foto: Dicas da Argentina

Em agosto de 2020, cerca de um mês antes da autorização do governo para as companhias aéreas poderem voar novamente, o governo fechou o Jorge Newbery para realizar grandes reformas.

As pistas foram todas recapeadas, além disso a pista de decolagens e pousos ganhou uma extensão de 615 metros juntamente com a largura que aumentou em 20 metros. A pista do terminal passará agora a ter 2.715 metros de cumprimento com 60 metros de largura.

As novas dimensões da pista garantem que aeronaves como o Airbus A330 e Boeings 767 e 787 consigam operar sem problemas no Aeroporto Jorge Newbery. As obras custaram cerca de US$ 62 milhões.

Como o terminal agora também poderá receber voos internacionais, a maior empresa do país já tem voos programados para o Aeroporto Jorge Newbery. Além de inumeros voos domésticos, a Aerolineas Argentinas irá operar voos para São Paulo, Rio de Janeiro, Montevideo e Santa Cruz De la Sierra.

A companhia de baixo custo JetSmart também irá realizar operações no Jorge Newbery, operando inicialmente apenas voos domésticos. A Flybondi continuará no Aeroporto de Ezeiza por algum tempo e posteriormente irá operar no Jorge Newbery.  

O post Buenos Aires terá a reabertura do Aeroporto Jorge Newbery no próximo mês apareceu primeiro em AEROFLAP.