Nasa divulga incrível imagem do pouso do rover Perseverance em Marte

A NASA acabou de publicar uma incrível imagem do rover Perseverance prestes a tocar o solo marciano. O rover em questão pousou com sucesso em Marte nesta quinta-feira (18).

Na foto que vemos que o rover está preso a cabos que estão no Skycrane, uma espécie de guindaste com motores que desceu o rover até o solo (Veja a arte abaixo).

Arte do pouso do Perseverance em Marte- Foto/Divulgação: NASA

“Este pouso é um daqueles momentos cruciais para a NASA, os Estados Unidos e a exploração espacial globalmente – quando sabemos que estamos prestes a descobrir e apontar nossos lápis, por assim dizer, para reescrever os livros didáticos”, disse o administrador interino da NASA Steve Jurczyk”.

Primeiras imagens feitas pelo Perseverance logo após o pouso:

View this post on Instagram

A post shared by NASA (@nasa)

O Perseverance foi lançado em julho de 2020 e percorreu 472 milhões de quilômetros entre a Terra e Marte.

Nos próximos dias serão enviadas imagens e vídeos de alta resolução mostrando cenas do pouso.

A Missão:

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

O rover tem como objetivo a busca por vida microbiana passada no solo da cratera, que no passado foi local de um grande lago.

O equipamento na verdade é um laboratório geológico, algumas experiências serão feitas, uma delas é a coleta de materiais marcianos que serão guardados para que uma futura missão vá buscar tais materiais e os traga para a Terra. 

Um dos vários experimentos será o uso do MOXE, um equipamento que vai tentar transformar dióxido de carbono em oxigênio.

 “Os instrumentos científicos sofisticados do Perseverance não só ajudarão na caça à vida microbiana fossilizada, mas também expandirão nosso conhecimento da geologia marciana e seu passado, presente e futuro”, disse Ken Farley, cientista do projeto para Marte 2020, da Caltech em Pasadena, Califórnia. 

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

“Nossa equipe de ciências tem estado ocupada planejando a melhor forma de trabalhar com o que prevemos que será uma mangueira de dados de ponta. Esse é o tipo de ‘problema’ pelo qual estamos ansiosos”.

Outra novidade do Perseverance é a presença de um mini-helicóptero, o Ingenuity, será o primeiro drone a voar em outro planeta.

Ingenuity Mars Helicopter- Foto: NASA

 

 

O post Nasa divulga incrível imagem do pouso do rover Perseverance em Marte apareceu primeiro em AEROFLAP.