EUA pretendem desenvolver caça de geração 4.5 para substituir os F-16 Fighting Falcon, diz site

De acordo com o site Defense World, os EUA pretendem desenvolver um caça leve de geração 4.5 para substituir sua frota de F16 Fighting Falcon. A informação foi passada pelo Chefe da Força Aérea da equipe general CQ Brown.

“Eu quero ser capaz de construir algo novo e diferente, não é o F 16 – que tem alguns desses recursos, mas chega lá mais rápido e usa parte de nossa abordagem digital” , disse CQ Brown.

O novo jato teria base no treinador T-7A Red Hawk da “e-serie” e nos vetores do Next Generation Air Dominance (NGAD), disse o general.

O jato de treinamento T-7A Red Hawk é o primeiro e-Series. Foto: Boeing

O anúncio deste possível vetor aconteceu pouco tempo depois da Rússia ter anunciado o desenvolvimento de um caça de 5º geração monomotor.

“De fato, está sendo elaborada a criação de um sistema de aviação de combate do futuro nas classes leve e média. De acordo com o plano, pode ser uma plataforma universal, nas versões tripulada e não tripulada. O conceito e os requisitos táticos e técnicos para tal complexo está sendo trabalhado“, disse a empresa Rostec.

O vetor russo seria um complemento para o furtivo SU-57 que atualmente é o caça mais tecnológico da Rússia.

O post EUA pretendem desenvolver caça de geração 4.5 para substituir os F-16 Fighting Falcon, diz site apareceu primeiro em AEROFLAP.