Porta-aviões da Marinha italiana, ITS Cavour, chega à estação naval de Norfolk, nos EUA

 A nau capitânia da Marinha italiana, o porta-aviões ITS Cavour (CVH 550), chegou à Estação Naval de Norfolk, EUA, em 13 de fevereiro para uma série de operações ao lado de meios militares dos EUA para obter a certificação de “Pronto para Operações” da Marinha italiana para pousar e lançar aeronaves F-35B com segurança.
 
Enquanto estiver no Atlântico Ocidental, Cavour será embarcado por uma equipe de testes do F-35 Joint Program Office (JPO) para realizar testes de mar, uma série de testes e atividades funcionais para criar um envelope operacional de vôo seguro para a decolagem curta e pouso vertical ( STOVL) variante da aeronave de 5ª geração a bordo do navio recentemente atualizado.
 
Este teste de voo baseado em transportadora e outras ações com navios e aeronaves da 2ª Frota dos EUA melhoram a interoperabilidade e fortalecem o relacionamento entre dois Aliados da OTAN.
 
Porta-aviões ITS Cavour italiano- Foto: Us Navy

“Operar no Atlântico Ocidental com nossos aliados da OTAN apresenta uma oportunidade mutuamente benéfica de aprimorar as capacidades de ambas as nossas Marinhas”, disse o vice-almirante Andrew Lewis, comandante da 2ª Frota dos EUA. “Apoiar nossos aliados italianos na certificação de seus porta-aviões aumenta nossa experiência coletiva em segurança e habilidades de combate. Somos mais fortes juntos. ”

Ao cruzar o Atlântico vindo da Itália, ITS Cavour foi recebido pelo destróier de mísseis guiados classe Arleigh-Burke USS Stout (DDG 55) e conduziu um exercício de interoperabilidade de três dias com o apoio da Carrier Air Wing (CVW) 7 e Patrol and Reconnaissance Wing (CPRW) 11. Eventos específicos incluíram manobra integrada de navio, detecção de combate lento-lento, séries de guerra anti-superfície com participação de P-8, evento de controle de defesa aérea / interceptação aérea com participação de F / A-18, e Eventos de interoperabilidade C5I no Atlântico Ocidental 10 a 12 de fevereiro.

“Estamos profundamente gratos pela recepção calorosa recebida pela 2ª Frota da Marinha dos Estados Unidos em nossa chegada às águas do Atlântico Ocidental”, disse o Capitão Giancarlo Ciappina, comandante do ITS Cavour.

 
 
Fonte: Us Navy

 

 

 

O post Porta-aviões da Marinha italiana, ITS Cavour, chega à estação naval de Norfolk, nos EUA apareceu primeiro em AEROFLAP.