Israel vai comprar jatos F-35, aviões de reabastecimento KC-46 e munições, diz oficial israelense

(Reuters) – Um comitê ministerial israelense aprovou a compra de novos jatos, aeronaves e munições de empresas americanas, disse uma autoridade israelense na terça-feira, em um negócio que valeria bilhões de dólares.

“Um comitê ministerial de compras aprovou a compra de um novo esquadrão F-35, quatro novos aviões de reabastecimento e uma grande quantidade de munições”, disse o funcionário sob condição de anonimato para discutir assuntos ainda em negociação.

Israel
Par de F-35I Adir da Força Aérea de Israel. Foto: IDF-AF.

Seria a primeira venda militar estrangeira para Israel anunciada sob a nova administração do presidente Joe Biden. Como as vendas levam meses para serem processadas, a gênese dos negócios provavelmente remonta à administração Trump.

Israel está considerando a compra de aviões de reabastecimento KC-46 feitos pela Boeing Co há algum tempo e também está de olho em um esquadrão adicional de 24 ou 25 F-35s, que são feitos pela Lockheed Martin.

KC-46A Pegasus pousando na Base de Mc Connell- Foto- U.s Airforce

A administração Biden suspendeu temporariamente algumas vendas de armas pendentes para aliados dos EUA, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, a fim de revisá-las.

Embora os israelenses tenham aprovado a compra, o Congresso dos EUA exige a notificação das principais vendas de armas antes que o contrato seja assinado.

O post Israel vai comprar jatos F-35, aviões de reabastecimento KC-46 e munições, diz oficial israelense apareceu primeiro em AEROFLAP.