Vietnã adquire jatos de treinamento L-39NG

A Força Aérea Popular do Vietnã deverá receber 12 jatos de treinamento avançado L-39NG fabricados pela Aero Vodochody, anunciou a exportadora de defesa da Tchéquia, Omnipol, na segunda-feira (15). 

As aeronaves serão entregues entre 2023 e 2024. O L-39NG é a mais nova versão do consagrado jato de treinamento militar Aero L-39 Albatros. 

Em comunicado, a Omnipol afirmou que o contrato também cobre o fornecimento de “treinamento de pilotos, instrutores, equipe de solo e mecânicos, fornecimento de peças de reposição para aeronaves, bem como o fornecimento de equipamentos para treinamento em solo, apoio logístico ou sistemas aeroportuários especializados.”

Foto: Aero Vodochody.

O L-39NG foi apresentado pela Aero em outubro de 2018, com testes de voos concluídos no início de 2020. O jato apresenta um motor Williams International FJ44-4M mais potente, glass cockpit, e fuselagem mais leve. 

A aeronave também conta com cinco pontos duros para o emprego de armamentos como bombas, foguetes, mísseis ar-ar ou ar-solo e gunpods. De acordo com Janes All the World Aircraft: Development and Production, o L-39NG tem uma velocidade máxima de 777Km/h, uma carga útil de 1.200 kg, uma autonomia de 4 horas e 30 minutos, um alcance de  2,590 km e um teto de serviço de 11582 metros.  

O post Vietnã adquire jatos de treinamento L-39NG apareceu primeiro em AEROFLAP.