CENIPA divulga novo estudo sobre segurança de voo em bimotores leves

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) divulgou um novo estudo de segurança de voo, dessa vez referente à falhas de motor em bimotores leves empregados em táxi aéreo. 

No trabalho foram analisadas as ocorrências de falha de motor em voo com aviões bimotores leves registrados na categoria táxi-aéreo, no período de 2010 a 2019.

O estudo buscou analisar as consequências das falhas de motor em voo em um segmento da aviação civil brasileira que presta serviço de transporte aéreo público e que opera aviões bimotores leves.

Tais aeronaves exigem conhecimentos e habilidades específicas para a condução do voo após a parada de um dos motores, tanto no aspecto de controlabilidade, quanto no aspecto de conhecimento sobre o desempenho do aparelho. 

Como será possível verificar, esses conhecimentos e habilidades específicas são primordiais para reduzir ou até eliminar um dos elos da cadeia de eventos de uma ocorrência aeronáutica, reduzindo suas consequências.

O novo estudo pode ser acessado aqui. Outros estudos de segurança de voo divulgados pelo CENIPA também podem ser acessados aqui.

Via CENIPA.

O post CENIPA divulga novo estudo sobre segurança de voo em bimotores leves apareceu primeiro em AEROFLAP.