Nasce o primeiro satélite Airbus Eurostar Neo

A Airbus Defesa e Espaço alcançou um marco importante na fabricação do primeiro satélite Eurostar Neo, com a integração bem sucedida dos módulos de serviço e comunicação do EUTELSAT HOTBIRD 13F.

O time da Airbus de Portsmouth entregou o modulo de comunicação do EUTELSAT HOTBIRD 13F para Toulouse no início de janeiro deste ano, onde este se juntou ao módulo de serviço produzido na cidade e em Stevenage. O satélite agora inicia sua série final de testes, que o preparará para seu lançamento.

Com a nova plataforma Eurostar Neo, a capacidade de carga útil deve aumentar bastante, considerando que o modulo de comunicação acomoda até 2 toneladas de carga e fornece energia útil de mais de 25kW. O EUTELSAT HOTBIRD 13F e o 13G também terão potência de espaçonave de 22kW e uma massa de lançamento de apenas 4.500kg.

Foto/Divulgação: Airbus

“Este é um marco importante para a nova geração do programa Eurostar Neo, que é ainda mais notável por ter sido alcançado apesar da pandemia da Covid. Com maior capacidade de carga útil e sistemas de controle térmico e de energia mais eficientes, o Eurostar Neo combina grandes inovações com tecnologias testadas e comprovadas, resultando em uma linha de produtos que será mais confiável do que nunca, ao mesmo tempo que oferece o melhor desempenho do mercado”, diz François Gaullier, Head de Sistemas de Telecomunicações na Airbus Space Systems.

A plataforma Eurostar Neo da Airbus foi desenvolvida no âmbito dos Projetos de Parceria da Agência Espacial Europeia (ESA), juntamente à agência espacial francesa CNES, e fortemente apoiada pela Agência Espacial do Reino Unido e outras agências em toda a Europa.

 

Via- Airbus

O post Nasce o primeiro satélite Airbus Eurostar Neo apareceu primeiro em AEROFLAP.