França e EUA tentam chegar a um acordo de tarifas para Airbus e Boeing

Os presidentes da França e dos Estados Unidos, vão se reunir em breve para discutir as tarifas sobre os produtos dos dois países, em especial os da Airbus e da Boeing. A guerra de tarifas sobre os produtos importados vem de longa data, especialmente depois que a Airbus passou a montar suas aeronaves A320 em território americano.

Agora os países parecem dispostos a encontrar uma solução boa para todas as partes, a mudança de governo nos Estados Unidos teve uma grande influência na decisão. As novas decisões passaram diretamente pelas avaliações do Representante de Comercio dos Estados Unidos. 

“Sabemos que há grande interesse em resolver a disputa Boeing-Airbus em ambos os lados do Atlântico, e o USTR espera trabalhar com nossos aliados europeus para encontrar um resultado que nivele o campo de jogo assim que a Embaixadora [Katherine] Tai for confirmada.” Disse o representante. 

“A Airbus apoia todas as ações necessárias para criar condições equitativas e continua a apoiar o compromisso da UE de encontrar uma solução negociada para essa disputa de longa data para evitar tarifas perdidas.” Disse a Airbus em comunicado.

Boeing

O futuro encontro para flexibilizar as tarifas sobre produtos importados vem praticamente 1 mês depois da decisão dos EUA de aumentar em 25% a tarifa sobre esses produtos. A medida atingiu diretamente a Airbus, que traz suas peças maiores da Alemanha e da França principalmente. 

A Airbus passou a fabricar no território americano seu modelo A320 com peças vindas da Europa, o que iria reduzir os custos de fabricação. Ao longo de 2020, a unidade da Airbus nos EUA entrou 40 aeronaves da família A320. O impacto das novas tarifas não será sentido de forma imediata, pois um grande volume de peças já foi entregue. Com o tempo espera-se que o custo das aeronaves A320 para empresas nos EUA se tornem mais caras. 

Diante de um cenário desafiador na aviação, a flexibilização iria ajudar as fabricantes a superarem um pouco melhor a maior crise da história do setor. 

O post França e EUA tentam chegar a um acordo de tarifas para Airbus e Boeing apareceu primeiro em AEROFLAP.