Sonda chinesa Tianwen-1 chega a marte para a primeira missão do país no planeta vermelho

A sonda chinesa Tianwen-1 entrou com sucesso na órbita de marte, nesta-quarta-feria (10/02), a missão chinesa partiu da Terra no mês de julho passado e fez uma viagem de 7 meses até o planeta.

Essa é a primeira missão chinesa ao planeta vermelho, a missão é dividida em duas partes. A primeira é o estudo do planeta em órbita, neste estudo a sonda vai verificar o melhor local de pouso do rover chinês, o pouso é a segunda parte da missão.

Com a chegada a Marte, a China se torna a sexta nação a chegar no planeta vizinho que tanto desperta interesse da ciência.

Planeta Marte e suas luas Deimos e Fobos-(Foto Divulgação)

Outras Missões em Marte:

A Tianwen-1 é uma das três missões mais recentes a Marte, a outra é a sonda árabe Hope, que entrou na órbita marciana ontem, dia 09/02, a missão árabe é o fornecimento de imagens e estudos completos da atmosfera marciana, para isso a sonda vai usar três equipamentos científicos.

A terceira e última missão é o rover da NASA Perceverance, a missão norte-americana tem previsão de chegar ao nosso planeta vizinho no próximo dia 18.

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

Após a complicada tentativa de pouso na cratera Jezero, o rover Perseverance vai buscar por sinal de vida microbiana passada na cratera. Além disso, a missão leva um pequeno helicóptero que vai tentar pela primeira vez um voo de um drone em outro planeta.

Ingenuity Mars Helicopter- Foto: NASA

Missões para marte somente são possíveis e cada 26 meses (2 anos), pois é quando a Terra e Marte estão na distância mais favorável para que haja o lançamento.

O post Sonda chinesa Tianwen-1 chega a marte para a primeira missão do país no planeta vermelho apareceu primeiro em AEROFLAP.