Voa o primeiro KC-46 Pegasus da Força Aérea Japonesa

Voou ontem o primeiro avião-tanque Boeing KC-46 Pegasus da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). O Japão é o primeiro cliente internacional do programa KC-46 e está programado para receber seu primeiro jato este ano.

A JASDF adquiriu quatro reabastecedores KC-46 para substituir seus KC-767, cuja primeira unidade foi recebida em 2008. 

A Boeing está montando aeronaves KC-46A para a Força Aérea dos Estados Unidos e para o Japão em sua linha de produção em Everett, Washington.

Os parceiros japoneses da Boeing produzem 16% da estrutura da fuselagem do KC-46.

KC-46 Pegasus da JASDF. Foto/Divulgação: Boeing

“Este é um marco emocionante para a JASDF e a Boeing”, disse Jamie Burgess, gerente do programa KC-46. “O Japão está cada vez mais perto de receber o avião de reabastecimento aéreo mais avançado do mundo.”

“O KC-46 da Boeing e seus sistemas defensivos robustos terão um papel inestimável na aliança de segurança entre nossos dois países”, disse Will Shaffer, presidente da Boeing Japan. 

“A capacidade deste avião-tanque de transportar cargas e passageiros também o torna uma ferramenta crítica para apoiar os esforços de ajuda humanitária em toda a região do Pacífico e além.”

O KC-46 Pegasus também tem sido alvo de polêmicas por conta de seus problemas, atrasos e custos. A Força Aérea dos EUA (USAF) segue adquirindo a aeronave que trouxe um prejuízo bilionário para a fabricante no ano passado. 

Seu principal concorrente no mercado é o Airbus A330 MRTT, que poderá ser adquirido pela Força Aérea Brasileira no futuro. 

O post Voa o primeiro KC-46 Pegasus da Força Aérea Japonesa apareceu primeiro em AEROFLAP.