Turquia lança programa para estender vida útil de seus F-16

A Turquia lançou um programa de extensão de vida útil para seus caças F-16 Block 30, aumentando de oito mil para 12 mil horas a vida estrutural das aeronaves de combate. 

Ismail Demir, líder da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB) da Turquia, afirmou que o programa cobrirá revisões, renovações, atualizações e reforços estruturais em até 1500 partes por cada aeronave. 

Caglar Kurc, um analista de defesa turco, disse que o programa de atualização indica a intenção da Turquia de manter os F-16 como sua principal plataforma de combate aéreo até que o país conclua os trabalhos em seu planejado jato de combate nativo.

F-16 da Turquia com mísseis AGM-88 HARM, AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM. Foto: Robert Sullivan via Wikimedia.

Kurc também afirma que drones, armados ou não, poderiam complementar o trabalho dos F-16 em ações anti-terroristas. A Turquia tem buscado opções para um novo caça de quinta geração depois que foi excluída do Programa F-35 por conta da aquisição do sistema antiaéreo russo S-400. 

Atualmente o país está desenvolvendo seu próprio caça de quinta geração, o Turkish Aerospace Industries (TAI) TFX. Todavia, o programa tem enfrentado atrasos e dificuldades em seu desenvolvimento, especialmente no que tange aos motores. A Rússia ofereceu auxílio e transferência de tecnologia à Turquia. 

A TAI realizará as atualizações estruturais dos F-16 como parte de um programa de atualização em andamento. A fabricante estatal está construindo 30 novas aeronaves F-16 Block 50+ para a Força Aérea Turca (TuAF) e está executando um programa de atualização que cobre mais de 160 aeronaves F-16 Block 30, 40 e 50.

De acordo com a Revista Flightglobal, a TuAF tem 245 caças F-16C/D em operação. 

Via Defense News

O post Turquia lança programa para estender vida útil de seus F-16 apareceu primeiro em AEROFLAP.