Samsung Creative Startups acelera projeto voltado à aviação

A edição atual do Samsung Creative Startups, programa de aceleração da Samsung, conta com uma história inspiradora. Aos 26 anos de idade, Ana Raquel Calháu Pereira é CEO da NexAtlas, empresa que participa do Batch #5 e desenvolve projeto para facilitar o planejamento de voo e navegação aérea, tornando o trabalho dos pilotos da aviação geral mais ágil e contribuindo para o aumento da segurança na aviação civil brasileira.

Aplicativo para aviação geral

A NexAtlas, localizada em Itajubá (MG), está desenvolvendo no Creative Startups um aplicativo de navegação aérea para a aviação geral, que inclui quaisquer tipos de aviação que não sejam voos regulares (de linhas aéreas) ou aeronaves militares, e é responsável por cerca de 80% do número total de pousos e decolagens no país. Por meio de smartphones ou tablets, pilotos particulares de avião e helicóptero da aviação agrícola, táxi aéreo, instrutores e alunos ou mesmo aqueles que voam por hobby e na simulação contarão com uma inovação capitaneada por Ana Raquel, o CTO Cristiano Costa e o gerente de produto (e piloto de avião) Vinícius dos Anjos, sócios da startup.

“Cuido do que é referente a operações, marketing e negócios, enquanto meus sócios assumem a tecnologia e a criação do produto em si, tudo de acordo com as necessidades do nosso mercado. Quando comecei a me envolver com a NexAtlas ao fim de 2015, eu sequer tinha vivido a experiência de voar. Mas enxerguei ali um grande potencial de negócio. O projeto ajudava a resolver uma dificuldade real, dado que o mau planejamento ou a ausência dele estão entre as principais causas de acidentes na aviação civil. Já havia um protótipo pronto, sendo utilizado por 30 mil pilotos, e sugeri ao Vinícius, atualmente meu sócio, a transformar isso em uma empresa. Assumi como CEO em 2018 para liderar os próximos desafios da startup”, contou Ana Raquel Calháu Pereira, nascida em Aimorés (MG), criada em Santa Rita do Sapucaí (MG) e formada em Sistemas de Informação com ênfase em empreendedorismo pela Universidade Federal de Itajubá.

“Trânsito no ecossistema empreendedor há cerca de oito anos e aprendi com o tempo quando e como eu deveria me impor, mas ainda percebo surpresa quando as pessoas veem que uma mulher de 26 anos é CEO de uma empresa de aviação. Nesse nicho, cerca de 98% do nosso público é masculino, e geralmente mais velho do que eu. No começo, eu sentia que todo o tempo precisava demonstrar para o ecossistema e até para nossos usuários a minha competência para fazer o que faço, mas, felizmente, montamos um time que me dá muito suporte. Os meus sócios são muito parceiros e respeitamos as opiniões e visões uns dos outros para o negócio, confiando plenamente na capacidade de cada um em cumprir com suas responsabilidades. Temos um ambiente interno que facilita tudo isso, com grande sinergia”, ressaltou a empresária.

O post Samsung Creative Startups acelera projeto voltado à aviação apareceu primeiro em AEROFLAP.