TOP ACES recebe seus primeiros F-16 ex-Israel

A companhia canadense de treinamento de combate aéreo (aggressor) TOP ACES recebeu seus quatro primeiros caças F-16A Netz adquiridos da Força Aérea de Israel no dia 28 deste mês. As aeronaves foram transportadas sem asas e estabilizadores verticais a bordo de um Antonov An-124.

O An-124 decolou do Aeroporto Ben Gurion, em Tel-Aviv, no dia 27. A aeronave fez uma parada em Keflavik, na Islândia, e pousou no aeroporto de Phoenix-Mesa Gateway (Arizona), sede da companhia nos EUA, no dia seguinte. Essas são as quatro primeiras unidades de um lote de 29 caças adquiridos.

F-16 dentro do An-124 em Israel. Foto: Ministério da Defesa Israelense.

A TOP ACES usará os caças de Israel para prestar serviços aggressor à Força Aérea dos EUA (USAF). A companhia, que já tem aeronaves A-4 Skyhawk, Alpha Jet e Learjet 35 em sua frota, será a primeira a empregar caças de quarta geração como “aggressors privados”. 

Os caças foram adquiridos originalmente pelo Irã, mas foram remanejados para Israel após a Revolução Islâmica de 1979. As aeronaves foram extensivamente usadas, incluindo em combate, até serem aposentadas em 2016. Um dos F-16 recebidos, matrícula 250, abateu um MiG-21 e um MiG-23. 

Via The Aviationist 

O post TOP ACES recebe seus primeiros F-16 ex-Israel apareceu primeiro em AEROFLAP.