Air Canada retoma voos com o Boeing 737 MAX

Conforme relatamos há algumas semanas, a Air Canada programou para retomar os voos com o Boeing 737 MAX ontem dia 1º de fevereiro. Na manhã desta última segunda-feira(01), a companhia aérea se tornou a segunda empresa a retomar os voos com o Boeing 737 MAX no Canadá. 

No dia de 18 de janeiro a Transport Canadá, responsável por regular a segurança da aviação no país, retirou a restrição de voo para o 737 MAX. Três dias depois, no dia 21, a Westjet realizava o primeiro voo depois das novas atualizações e nova certificação do Boeing 737 MAX.

A Air Canada realizou dois voos com o Boeing 737 MAX, o primeiro saindo do Aeroporto Internacional de Montreal(YUL) às 05h54(hora local) com. O voo AC481 foi realizado com o Boeing 737 MAX 8 de matrícula C-GEHY, armazenado desde o maio de 2020, a Air Canada trouxe de volta para testes no dia 15 de janeiro.

O segundo voo partiu de Toronto para Halifax Stanfield(YHZ), partindo as 7h53(hora local) pousando as 10h50(hora local). Este voo foi operado pelo Boeing 737 MAX 8 de matrícula C-FSNQ. Hoje(02/02) há um terceiro 737 MAX 8 em operação pela Air Canada, realizando voos entre Toronto e Edmonton (YEG). O voo deve ter duração aproximada de 4 horas e 15 minutos.

“Temos muita sorte na Air Canada por sermos uma das companhias aéreas do mundo que operam apenas com MAX. A maioria das companhias aéreas do mundo voam no NG e seus pilotos, em uma pequena parte, voam no MAX. (…) No momento do aterramento, os pilotos da Air Canada tinham mais tempo e mais experiência na aeronave MAX do que qualquer outra companhia aérea no mundo ”. Disse o Comandante Murray Strom, Vice-Presidente de operações.

O Comandante relatou também que todos os pilotos realizaram voos nos simuladores com novas exigências e protocolos para o 737 MAX. Foram realizadas mais de 40 horas no simulador, além de terem feitos voos sem passageiros para se adequar aos novos sistemas implementados. 

A Air Canada instalou um segundo dipositivo que auxilia os pilotos, chamado de Heads Up Display (HUD). A companhia aérea disse que essa foi a maior melhoria da aviação dos últimos 20 anos. 

 

O post Air Canada retoma voos com o Boeing 737 MAX apareceu primeiro em AEROFLAP.