Governo dos EUA autoriza Boeing a oferecer caças F-15EX para a Índia

A Boeing recebeu aprovação por parte do governo dos EUA para a venda de caças F-15EX para a Força Aérea da Índia. A informação foi passada por um executivo sênior da empresa estadunidense.

“Agora que temos a licença de marketing, isso nos permite falar diretamente com a Força Aérea Indiana sobre a capacidade do caça. Começamos a fazer isso de forma pequena”, disse, Ankur Kanaglekar, chefe de vendas de caças da Índia na Boeing Defense, Space and Security. O executivo também acrescentou que as conversas entre os dois países devem ganhar velocidade durante o show Aero India agendado para esta semana.

A Força Aérea Indiana (IAF), está investimento bastante na renovação de sua força aérea, para isso criou o Programa MMRCA 2.0, neste programa um novo vetor de combate será escolhido para equipar a IAF.

Arte do F-15X da Boeing Foto: Boeing

Na competição encontram-se alguns modelos, por exemplo, o Saab Gripen E / F (Suécia), Eurofighter Typhoon (Europa), Mikoyan MiG-35 (Rússia), Boeing F / A-18E / F Super Hornet (EUA) e oferta do F-16, apelidada de F-21 para a variante específica da Índia, da Lockheed Martin (EUA).

Em contraponto ao F-15EX da Boeing, é possível também que o SU-35 entra na competição.

Além disso, vale ressaltar que a Índia já está recendo novos caças, trata-se dos 36 Dassault Rafales, bem como do pedido de mais caças Mig-29 e do caça nacional HAL Tejas.

Boeing F-15EX:

F15EX na linha de montagem- Foto/Divulgação; Boeing

O caça F-15EX é a versão mais recente do clássico caça de superioridade aérea F-15. Entre as melhorias do novo caça podemos destacar a suporte de armas AMBER (Advanced Missile and Bomb Ejection Rack) para transportar até 22 mísseis ar-ar (AAMs), busca e rastreamento infravermelho (IRST), aviônica avançada e guerra eletrônica (EW), radar AESA (Active Electronically Scanned Array) e estrutura revisada com vida útil de 20.000 horas.

A USAF atualmente é a maior interessada no caça, a força aérea norte-americana pretende substituir seus antigos F-15C/D pela nova versão do Eagle (como também é conhecido o F-15).

O post Governo dos EUA autoriza Boeing a oferecer caças F-15EX para a Índia apareceu primeiro em AEROFLAP.