FAB já ultrapassa as 915 horas de voo em apoio ao Amazonas

Entre os dias 08 e 29 de janeiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais de 915 horas de voo, transportou 968 toneladas de carga e transferiu 349 pacientes no âmbito da Operação COVID-19 em apoio ao Estado do Amazonas, que sofre com o colapso do seu sistema de saúde desde o início do mês. 

Ontem (30), um KC-390 Millennium transportou usinas de geração de oxigênio para Manaus. Na sexta-feira (29), pacientes oncológicos foram transportados de Manaus para o Rio de Janeiro através de um C-97 Brasília e um C-98 Caravan transportou 226 doses da vacina contra o COVID-19 de Boa Vista (RR) para Uiramutã (RR).

Na segunda e terça-feira, a FAB realizou a transferência de pacientes com COVID-19 de Porto Velho (RO) para Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), empregando aeronaves C-105 Amazonas na ação.

Transporte de pacientes oncológicos de Manaus para o Rio de Janeiro. Foto: Esquadrão Cobra/FAB.

A Força Aérea foi acionada pelo Ministério da Defesa no dia 08 de janeiro, e desde então segue transportando pacientes, oxigênio, material logístico e hospitalar e módulos de hospital de campanha para a capital manauara. No início da pandemia, em 2020, a FAB já havia sido acionada para auxiliar o Estado do Amazonas. 

Além disso, a FAB também realiza a distribuição das vacinas contra o novo coronavírus, transporte realizado também por companhias aéreas civis. 

Imagem: FAB/Divulgação.

Estão sendo empregados aviões C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-99, C-105 Amazonas, C-130 Hércules e KC-390 Millennium dos esquadrões Cobra, Condor, Arara, Onça, Gordo e Zeus, além da participação das diversas organizações militares do Exército, Marinha e da própria FAB. 

O post FAB já ultrapassa as 915 horas de voo em apoio ao Amazonas apareceu primeiro em AEROFLAP.