Futuro do foguete SLS da NASA ainda é incerto e Biden pode vetar ou não o projeto

O presidente Joe Biden, deverá decidir se vai dar prosseguimento ou não do projeto SLS (Sistema de Lançamento Espacial, ou SLS), o futuro foguete da NASA que fará grandes missões espaciais.

Esse projeto da NASA custa cerca de U$ 2,5 bilhões ao ano e vem ganhado mais investimento e testes.

No entanto, com a transição do governo não é confirmado que na gestão de Biden a NASA possa desenvolver e utilizar o sistema SLS, que por sinal usa certas tecnologias remetentes aos ônibus espaciais.

Mas caso seja vetado o SLS, seria o fim dos grandes projetos espaciais da NASA? Não é bem assim, vale lembrar que existem empresas provadas no setor espacial que já ter parcerias com a NASA, a SpaceX e a ULA, são exemplos disso.

Mesmo que o futuro do SLS não esteja 100% certo, a NASA está investindo nos testes com o foguete, no último dia 16 foi feito um este estático de motor, no entanto, o que era desejado no teste não foi alcançado, visto que o motor deveria ficar ligado por oito minutos, mas só conseguiu ficar por 67,2 segundos.

YouTube Video

O SLS tem um papel fundamental na nova missão à lua. Em 2024 está previsto o envio da primeira mulher de do próximo homem a pisar em nosso satélite natural, trata-se da grande missão Artemis.

YouTube Video

Caso não dê certo o SLS, as empresas privadas poderiam entrar na jogada, a SpaceX de Elon Musk, por exemplo, tem o Falcon Heavy, um poderoso foguete que poderia levar cargas pesadas.

Foto – SpaceX

 

O post Futuro do foguete SLS da NASA ainda é incerto e Biden pode vetar ou não o projeto apareceu primeiro em AEROFLAP.