Google Earth já mostra aviões Airbus A380 da Qantas no deserto

Recentemente publicamos sobre a decisão da Qantas de enviar os seus aviões Airbus A380 para um deserto nos Estados Unidos, como forma de preservar as aeronaves durante uma estocagem de longa duração.

E apesar de ser algo recente, alguns aviões da companhia já estão aparecendo no deserto de Mojave, nos EUA, através do famoso aplicativo Google Earth, que fornece imagens do mundo todo a partir de satélites.

Para os nossos leitores que desejarem fazer essa pesquisa, os aviões estão localizados nas proximidades da cabeceira 17 da pista 17-35 do Southern California Logistics Airport, que você também pode achar com o código IATA, VCV, ou com o código do tipo ICAO, KCCV.

O mesmo aeroporto também abriga diversos aviões, alguns para armazenamento temporário de longo prazo, como neste caso (confira Clicando Aqui), e outros destinados para a desmontagem de todo o avião para a venda de componentes.

As condições secas do deserto reduzem a chance de corrosão enquanto as aeronaves são armazenadas, às vezes por anos, antes de retornarem aos céus. Além disso, há uma menor possibilidade de ressecamento de borrachas e plásticos.

Os Airbus A380 serão armazenados no deserto de Mojave nos EUA, por pelo menos 3 anos, até 2023. Mesmo com o prazo já previamente esclarecido, pode ser que essas aeronaves não voltem a operar pela empresa australiana.

Airbus A380
Airbus A380 da Qantas segundos após decolar.

A última aeronave a ser transferida para Mojave, nos EUA, foi o A380 de matrícula VH-OQI, em um voo totalmente sem passageiros, somente com a tripulação a bordo. Os voos fizeram uma rota com escala técnica na Alemanha, voando do Oriente para o Ocidente, até pousar em Victorville, na Califórnia.

 

O post Google Earth já mostra aviões Airbus A380 da Qantas no deserto apareceu primeiro em AEROFLAP.