Congonhas terá nova tecnologia para frear aviões

O Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, é conhecido por ser um dos mais movimentados do país, apesar do seu tamanho pequeno comparado com outros terminais de movimentação similar, como Brasília e Galeão.

Porém, o local é conhecido também pela sua curta pista, que virou o centro das atenções em 2007 quando um Airbus A320 que cumpria o voo TAM 3054 ultrapassou os limites da pista, e colidiu com um prédio.

A fatalidade infelizmente foi uma combinação de erros, e algo parecido nunca mais ocorreu mesmo com o Aeroporto de Congonhas recebendo dezenas de milhares de voos por ano.

Mas somente agora a Infraero parece estar fazendo uma licitação para construir um sistema chamado EMAS em Congonhas, logo após uma recente reforma na pista, e na cauda de uma pressão das operadoras privadas do aeroportos.

O sistema EMAS (Engineered Materials Arrestor System) é feito de um material especial que favorece a frenagem de aeronaves em caso de saída de pistas, um dos acidentes que mais acontecem em todo o mundo.

Em 2016 citamos por aqui até mesmo um caso, que ocorreu com um avião de campanha do Donald Trump, que utilizou o EMAS no Aeroporto La Guardia, em Nova York (imagem acima), provando a eficiência em parar o avião antes do mesmo sair da pavimentação asfáltica.

A pavimentação é feita com finalidade de se deformar e quebrar caso submetida ao peso de uma aeronave. Como resultado, o próprio pavimento cria uma resistência à rolagem no trem de pouso da aeronave, e paralisa a mesma sem que um acidente ocorra antes.

 

O projeto em Congonhas

Algumas imagens compartilhadas recentemente nas redes sociais apontam que nesta segunda-feira (25/01) a Infraero assinou um contrato para a construção do EMAS em Congonhas. Esse projeto estava previsto desde 2019, de acordo com uma publicação anterior do Portal Aeroflap (Clique Aqui para ver).

A pista principal deverá perder em comprimento, mas não faz mal, a pista tem um tamanho “menor” virtualmente desde o acidente da TAM em 2007. 

A cabeceira 17R deverá ser reduzida em 30 metros, enquanto a cabeceira 35L será reduzida em 25 metros. Cada EMAS terá um comprimento total de 75 metros, com largura de 45 metros, neste último ponto igual a pista.

Pela imagem acima, divulgada pela Infraero, também podemos notar que a empresa não considera no projeto a pista auxiliar de Congonhas, que foi mantida na última reforma. Neste ponto da pista auxiliar questionamos a Infraero por e-mail, e aguardamos uma resposta da empresa estatal.

Na prática, teremos a criação de um aterro nos quadrantes apresentados na imagem abaixo, para a construção do EMAS, alongando em alguns poucos metros a pista do Aeroporto de Congonhas, porém trazendo maior segurança para o local.

 

Adicional do editor:

O vídeo abaixo explica de forma bem clara, apesar de estar em inglês, como funciona a tecnologia EMAS, criada há muitas décadas.

O post Congonhas terá nova tecnologia para frear aviões apareceu primeiro em AEROFLAP.