U-2 americano e aeronave de patrulha chinesa são detectados na costa de Taiwan

Aeronaves U-2S Dragon Lady da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e Shaanxi Y-8Q da Força Aérea Chinesa (PLAAF) foram detectados em sites de rastreamento de voos sobrevoando a Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan. 

As primeiras movimentações foram publicadas no Twitter no domingo (24) a noite pelo usuário Ketagalan, reportando a decolagem de um U-2S de matrícula 80-1087 da Coréia do Sul, detectado no nordeste da ADIZ taiwanesa. Logo depois, o usuário reportou a detecção de um Y-8Q, uma aeronave de patrulha marítima da PLAAF. 

A movimentação das aeronave foi sendo acompanhada por outros spotters através dos sites, porém, não há, até agora, registros fotográficos dos aviões. Às 22:39 da noite de domingo, o perfil Aicraft Spots reportou o Y-8Q no sudoeste da ADIZ. O usuário também reportou que o porta-aviões americano USS Theodore Roosevelt estava por perto. 

Shaanxi Y-8Q da PLAAF. Via Thai Military and Asian Region.

Ao longo do tempo, o usuário Ketagalan seguiu reportando os movimentos das aeronaves dos EUA e da China. O usuário CANUK78 registrou o retorno do avião-espião americano à sua base em Osan, na Coréia do Sul. 

As incursões chinesas na ADIZ taiwanesa tem se intensificado cada vez mais. Nesse fim de semana, o governo taiwanês denunciou uma grande manobra militar aérea da China em sua ADIZ. No passado, a pequena ilha gastou quase US$ 900 milhões só em interceptações contra aeronaves da PLAAF. 

Via Taiwan News

O post U-2 americano e aeronave de patrulha chinesa são detectados na costa de Taiwan apareceu primeiro em AEROFLAP.