Investigadores analisam sistema defeituoso do 737 da Sriwijaya antes do acidente

(Reuters) – Os investigadores da Indonésia, estão verificando uma possível falha em um dos sistemas da aeronave. Um problema no autothrottle esta sendo investigado e se isso tem alguma relação com o acidente aéreo com o Boeing 737-500 da Sriwijaya.

O acidente ocorrido no dia 9 de janeiro, vitimou 62 ocupantes entre passageiros e tripulantes. Segundo a Reuters, o Comitê Nacional de Segurança no Transporte através de um investigador chamado Nurcayho Utomo, relatou que o sistema de autothrottle do 737 teve problemas alguns dias antes do acidente.

“Alguns dias antes, houve um relatório de mau funcionamento do autothrottle para o técnico no registro de manutenção, mas não sabemos que tipo de problema. Se encontrarmos o CVR (gravador de voz do cockpit) podemos ouvir a discussão entre os pilotos, o que eles falaram e saberemos qual é o problema.” Disse Nurcayho a Reuters.

O investigador reforçou que ainda não sabe se o problema teve um fator contribuinte no acidente aéreo fatal da Sriwijaya. Segundo ele, uma aeronave pode realizar um voo com o autothorttle defeituoso pois há condição dos pilotos configurarem manualmente.

A companhia aérea disse que não comentaria sobre as questões técnicas antes de um comunicado oficial do Comitê de Segurança. É esperado que um relatório preliminar seja emitido no dia 9 de fevereiro, como segue as normas internacionais.  

O gravador de dados já foi localizado há alguns dias e foi aberto para que os investigadores possam coletar os dados do voo. Ainda há buscas pelo gravador de voz da cabine, que poderá ser determinante nas investigações. 

Fontes do Jornal Wall Street, disseram que os dados evidenciam que o autothrottle não funcionava perfeitamente em um dos motores. Ainda segundo relatos, o Jornal disse que os pilotos não desligaram o sistema e tentaram fazer com que o autothrottle funcionasse, isso poderia acarretar em potências diferentes entre os motores.

Dessa forma os pilotos teriam dificuldades em controlar o Boeing 737-500, principalmente por estar ganhando altitude. 

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