Drone armado dos EUA faz pouso forçado no Níger

Um drone MQ-1C Gray Eagle do Exército dos Estados Unidos fez um pouso forçado na região de Agadez, no norte do Níger. Respondendo a questionamentos no Twitter, o Comando Africano dos EUA afirmou que o incidente ocorreu no dia 23 de janeiro por conta de uma “falha mecânica” durante uma missão de rotina em suporte às operações locais. 

Imagem via Intel Air & Sea.

Nas fotos que se espalharam pelas redes sociais no dia 24 de janeiro, a aeronave pode ser vista armada com um míssil ar-solo AGM-114 Hellfire. Em março do ano passado, outro MQ-1C foi perdido em um acidente na mesma região. 

O MQ-1C é um derivado do MQ-9 Predator. A aeronave é empregada em missões de reconhecimento, aquisição de alvos, suporte aéreo (empregando armamentos de precisão), proteção de comboios e identificação e explosivos improvisados (IED). 

“Os militares dos EUA estão na Base Aérea do Níger 201 a pedido do Governo do Níger”, disse o General do Exército dos EUA Stephen Townsend, Comandante do Comando Africano dos EUA, em um comunicado público em novembro de 2019.

Via The Aviationist

O post Drone armado dos EUA faz pouso forçado no Níger apareceu primeiro em AEROFLAP.