Turkmenistan Airlines é a nova cliente da Airbus

A Turkmenistan Airlines fez um pedido de duas aeronaves A330-200 Passenger-to-Freighter (P2F) convertidas, tornando-se um novo cliente da Airbus. O pedido marca a primeira vez que uma aeronave Airbus é vendida no Turcomenistão. O A330-200P2F permitirá à companhia aérea desenvolver e aumentar ainda mais sua rede de rotas de carga internacional. As entregas da aeronave estão previstas para 2022, tornando a Turkmenistan Airlines a primeira operadora desse tipo na Ásia Central.

O programa de conversão de passageiros para cargueiros do A330 foi lançado em 2012, resultando na devolução do protótipo A330P2F no final de 2017. O programa A330P2F é uma colaboração entre a ST Engineering Aerospace, a Airbus e sua joint venture Elbe Flugzeugwerke GmbH (EFW).

A ST Engineering tinha o programa e o líder técnico para a fase de desenvolvimento de engenharia, enquanto a EFW é o titular e proprietário de todos os Certificados de Tipo Suplementar (STCs) para os programas atuais de conversão do Airbus, incluindo para A330P2F, e lidera a fase de industrialização e marketing para esses programas. A Airbus contribui para o programa com os dados do fabricante e suporte de certificação.

O programa A330P2F possui duas variantes – A330-200P2F e A330-300P2F. O A330-200P2F é uma solução ideal para cargas de alta densidade e desempenho de longo alcance. A aeronave pode transportar até 61 toneladas de peso para mais de 7.700 km, oferecendo mais volume de carga e menor custo por tonelada do que outros tipos de aeronaves de cargueiro disponíveis com alcance semelhante.

Além disso, a aeronave incorpora tecnologia avançada, incluindo controles fly-by-wire, oferecendo às companhias aéreas benefícios operacionais e econômicos adicionais.

 

Via: Airbus

O post Turkmenistan Airlines é a nova cliente da Airbus apareceu primeiro em AEROFLAP.