Canadá vai adquirir sistemas para detectar celulares a partir de aeronaves SAR

O Departamento de Defesa do Canadá (DND) emitiu uma solicitação de propostas (RFP) para o programa de Sensor Aerotransportado Celular para Busca e Resgate (CASSAR). O projeto busca a aquisição de um sistema de detecção de telefones celulares a partir de plataformas de busca e resgate (SAR) de asas fixas e rotativas da Força Aérea Real Canadense (RCAF). 

O sistema vai permitir que as aeronaves localizem e se comuniquem com um telefone celular funcional que esteja com uma pessoa em perigo. O DND pretende adquirir entre cinto e oito unidades do sistema para ser instalado em aeronaves CC-130H Hercules, CC-295 Kingfisher e CH-149 Cormorant, usados em missões de busca e resgate. 

Helicóptero CH-149 Cormorant (AW101) da Força Aérea Real Canadense. Foto: Master Corporal Johanie Maheu/RCAF.

De acordo com os requisitos do DND, o sistema escolhido deve estar operacional e pronto pra uso (commercial off-the-shelf), ser capaz de detectar e se comunicar com o celular à uma distância de 20km, com a aeronave voando em altitudes entre 3000 e 10000 pés e  velocidades entre 75 e 130 nós. 

O sistema também deve ser capaz de transmitir em uma frequência celular específica, que pode ser selecionada pela operadora e deve ser capaz de restringir a pesquisa apenas a telefones celulares de interesse, enquanto rejeita telefones que tentam se conectar ao sistema CASSAR.

Via Janes

O post Canadá vai adquirir sistemas para detectar celulares a partir de aeronaves SAR apareceu primeiro em AEROFLAP.