Força Aérea Americana deve testar aeronaves VTOL elétricas ainda esse ano

A Força Aérea dos EUA (USAF) deverá testar protótipos de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) ainda em abril ou maio desse ano, disse o ex-secretário assistente de Aquisição, Tecnologia e Logística (AT&L) Will Roper. 

O ex-executivo de aquisição do serviço disse à Agência Janes que a USAF está em negociações para colocar os pilotos nas aeronaves Agility Prime e, possivelmente, fazê-los voar nessas plataformas até meados de 2021.

A Força Aérea, disse ele, espera disponibilizar instalações militares específicas com bom controle sobre o espaço aéreo para testes de longo prazo com as empresas à medida que avançam na corrida do Programa Agility Prime para marcos de certificação. Esses marcos, disse ele, são diferentes missões que podem ser realizadas para a USAF com aeronaves participantes.

Roper disse que outros comandantes militares dos EUA entraram em contato com a USAF sobre a exploração de missões com aeronaves do Agility Prime. Trabalhar com outros serviços do Pentágono, disse ele, abre oportunidades adicionais de instalação e espaço aéreo. Roper se recusou a dizer quais instalações estavam sendo consideradas para uso pelas aeronaves Agility Prime.

A Lift Aircraft está participando do Programa com sua aeronave anfíbia Hexa de 18 rotores, opcionalmente tripulada. 

Via Janes

O post Força Aérea Americana deve testar aeronaves VTOL elétricas ainda esse ano apareceu primeiro em AEROFLAP.