TOP 10: Os Aviões mais rápidos do mundo

Nesse artigo vamos conhecer os dez aviões mais rápidos do mundo, maquinas super potentes com motores super furiosos ultrapassando Mach 2.0 facilmente, são capazes de levar bombas de grande massa de destruição, também sendo utilizado em pesquisas.

Agora você vai conhecer os aviões mais rápidos do mundo.

10º – Sukhoi SU-27 Flanker

Começando pelo décimo que dessa lista seria praticamente o caça “mais lento”, o Sukhoi SU-27 Flanker voa a Mach 2.35, que equivale a 2901 km/h.

O avião foi construído para URSS combater de frente com os caças F-15 Eagle da USAF, o primeiro a utilizar a o sistema Fly-By-Wire que normalmente utilizado em aviões comerciais.

Seu poder bélico pode chegar a 10 pentes de mísseis AR-AR, mais um canhão de 30mm.

Após a criação do SU-27 foram desenvolvidas variantes de atualizações do modelo, sendo eles: SU-30, SU-33, SU-34, SU-35, SU-37.

 

9º – General Dynamics F-111 Aardvark

F-111

O nono lugar ficou guardado para o F-111 Aardvark que não é um caça, mas sim um bombardeiro capaz de voar seus incríveis Mach 2.5, que equivale a 3087 km/h, com capacidade de descarregar 14300 kg de bombas mais uma bomba nuclear ou uma metralhadora montada para disparar 2000 tiros.

Ele chegou a ser testado em convés de porta aviões, porém não foi bem sucedido, sua carreira terminou em 1998 quando foi aposentado.

 

8º – McDonnell Douglas F-15 Eagle

f-15

O F-15 Eagle ocupa a oitava posição, sendo um caça que também voa a Mach 2.5, equivalente a 3087 km/h, foi construído para servir a USAF e atualmente há mais de 1.200 exemplares do modelo voando pelo Japão, Arábia Saudita e Israel.

A USAF prevê a utilização do modelo até 2025. Ele foi projetado para ser uma aeronave de superioridade aérea podendo levar 11 pentes de mísseis ou podendo levar até bombas de grande poder de destruição.

 

7º – Mikoyan MiG-31 Foxhound

A Rússia carimbou o sétimo lugar com o Mikoyan MiG-31 Foxhound voando a Mach 2.83, que vale a quase 3500 km/h, empurrados pelos enormes bimotores, sendo capaz de voar facilmente em altas ou baixas altitudes.

O interceptador soviético foi construído para derrubar aeronaves inimigas utilizando de uma combinação de radares ativos e passivos. Quatro modelos conseguem fechar 900 km ao redor do avião com essa varredura.

Seus armamentos são: Uma arma de 23 milímetros com 260 tiros sob a fuselagem: 4 mísseis ar-ar R-33 (pesado) ou 6 mísseis ar-ar R-37, nos pentes: Mísseis de longo ou médio alcance, mísseis infravermelhos de curto alcance ou um míssil ar-ar especial de médio alcance para alvos de alta velocidade.

Atualmente este avião voa pela Força Aérea da Rússia e do Cazaquistão.

 

6º – North American XB-70 Valkyrie

xb70

O sexto lugar foi um pouco tímido porem potente, o XB-70 Valkyrie foi uma grande aeronave equipada com seis motores puros a jato chegando a Mach 3.0, que equivale a 3704 km/h.

Esta é uma aeronave desenvolvida para voar por até 6900 km, ou dos Estados Unidos até a União Soviética sem reabastecimento no ar. Conseguia abrigar 14 bombas nucleares em sua parte interna, sua velocidade resultou no aquecimento da fuselagem chegando nos incríveis 330°C.

Pelas particularidades de uso, apenas duas aeronaves foram construídas em 1964 sendo aposentado alguns anos depois.

 

5º – Bell X-2 Starbuster

x2

O X-2 Starbuster fabricado pela americana Bell, e ocupa a quinta colocação aqui no Top 10. Esta é uma aeronave que não coloca medo no inimigo, realizava apenas serviços de estudos e pesquisas sobre voar acima de Mach 2.0.

O X-2 foi a continuação do Programa X2, paralisado em 1956. Este estudava o comportamento da aeronave em grandes velocidades, com foco no desenvolvimento de aviões com esta tecnologia.

O avião não levava nenhuma bomba ou míssil, e não tinha poder bélico.

x-2

O X-2 conseguiu atingir Mach 3.196,  que chega a ser quase 4000 km/h, e o programa só foi parado após um acidente fatal com o piloto Milburn G. Apt, que fez uma curva muito fechada perdendo o controle da aeronave, tentou ejeção e apenas um paraquedas pequeno se abriu, vindo a se chocar em alta velocidade no solo.

 

4º – Mikoyan MiG-25 Foxbat

mig25

O quarto colocado ficou para o inimigo fiel do SR-71 Blackbird, o Mikoyan MiG-25 Foxbat.

A aeronave foi construída para interceptar aeronaves americanas na guerra fria e principalmente o SR-71, para isso foi construído com grande capacidade de velocidade, mas podendo chegar apenas a Mach 3.2, que equivale a 3951 km/h, diferente do Blackbird o Foxbat ainda tem poder de interceptação com quatro pentes de mísseis ar-ar diferente do seu rival que era apenas uma aeronave de reconhecimento.

Pelo incrível que pareça, o MiG-25 nunca abateu nenhuma unidade do SR-71 Blackbird, mas teve muito sucesso em ações de guerra no Irã e Iraque. O Foxbat tem sua utilização limitada e voa apenas na Rússia, Síria, e Argélia, foram mais de 1100 unidades produzidas.

 

3º – Lockheed YF-12

yf-12

O terceiro Lugar foi o protótipo irmão gêmeo do SR71 Blackbird, o Lockheed YF-12 que voava a Mach 3.35, equivale a 4136 km/h.

Com a aparência “idêntica” ao SR-71, o modelo foi construído para ser um interceptador com poder de levar mísseis, porém sua passagem foi curta e logo depois substituído pelo projeto do SR-71.

Se você ficou confuso com essa história, pode conferir mais sobre o assunto Clicando Aqui.

 

2º – Lockheed SR-71 Blackbird

sr71

O temido SR-71 Blackbird ocupa a segunda posição no ranking do nosso Top 10 com seus 4.321km/h, ou melhor dizendo, Mach 3.5. Apesar dos dados surpreendentes, este ainda não está no topo dos aviões mais rápidos do mundo.

Construído em 1966, ao longo de muitos anos cerca de 32 exemplares serviram a USAF e a NASA, todos para pesquisa experimental e reconhecimento.

Era composto da tecnologia stealth, na qual anulava as chances de ser detectado por uma aeronave inimiga e pelos radares. A sua vantagem era conseguir ultrapassar facilmente seus inimigos com sua velocidade fantástica.

sr71

Foi uma aeronave tão rápida que chegava a dilatar o metal de sua fuselagem, portanto sua construção foi com peças pequenas e grandes folgas entre elas, devido a isso, quando parado em solo existiam vazamentos de óleo e combustível a partir da sua fuselagem.

 

Agora vamos falar do campeão do nosso TOP 10!!!

1º – North American X-15

O North American X-15 tem o recorde MUNDIAL de velocidade, entre os aviões mais rápidos do mundo. Apesar de utilizar um incomum motor de foguete para chegar nessa velocidade.

A aeronave tripulada chegava aos incríveis Mach 6.70, algo equivalente a 8273km/h. É isso mesmo que você está lendo! 8273km/h

x-15

x-15

Para voar, o X-15 é levado a 14000 pés pelo bombardeiro americano B-52 e nessa altitude é solto com seu potente foguete acionado em seguida, assim conseguindo voar com sua incrível velocidade, outro recorde que ele bate é de altitude, conseguindo chegar a mais de 100 km.

Este foi o experimento mais avançado da NASA sobre voos supersônicos e hipersônicos na década de 50/60.

O curioso que ele só tem o trem de pouso dianteiro e a parte central são dois esquis que o mantém no solo.

 

O post TOP 10: Os Aviões mais rápidos do mundo apareceu primeiro em AEROFLAP.