Rússia revela novo conceito de porta-aviões, o UMK Varan

O Nevskoe Design Bureau (PKB), membro da United Shipbuilding Corporation (USC) da Rússia, revelou o Navio Marítimo Universal (UMK) Varan, um novo conceito de porta-aviões. A embarcação poderá carregar 24 aeronaves multifunção, seis helicópteros e até 20 drones. 

O conceito é caracterizado pelo seu alto grau de automação, com possibilidade de uso de sistemas robóticos. O navio terá 45.000 toneladas de deslocamento, cerca de 250 metros de comprimento, 65 metros de largura e 9 metros de calado, podendo atingir a velocidade de 26 nós. 

O Nevskoe também revelou um novo conceito de navio de desembarque universal (UDC), com sete pontos de pouso para helicópteros, deslocamento de 30.000 toneladas, 220 metros de comprimento, 42 metros de largura e 7 metros de calado. 

A companhia Nevskoe PKB é uma das maiores desenvolvedoras de navios universais e o único projetista de porta-aviões e complexos de treinamento na Rússia.

Almirante Kuzntesov, único porta-aviões russo em serviço, está passando por reparos. Via Naval News.

O único porta-aviões em serviço na Rússia, o Almirante Kuznetsov, passa por raparos desde 2019 quando um incêndio e a queda de um guindaste resultaram em dois mortos, 14 feridos e graves danos ao navio. 

Via Defpost

 

O post Rússia revela novo conceito de porta-aviões, o UMK Varan apareceu primeiro em AEROFLAP.