França e Índia realizarão exercício militar conjunto

Entre amanhã (20) e o dia 24, a Força Aérea Indiana e a Força Aérea Francesa conduzirão o Exercício Desert Knight 21 a partir da Base Aérea de Jodhpur, no estado do Rajastão. Está será a primeira vez que os caças Dassault Rafale indianos e franceses voarão juntos em um exercício. 

Além dos caças Rafale, a Força Aérea Francesa participará do evento com aviões Airbus A330 MRTT e A400M Atlas e, aproximadamente 175 militares. A Força Aérea Indiana empregará caças Su-30MKI Flanker-H, Mirage 2000, Il-78 e aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C). 

Em comunicado, o Ministério da Defesa Indiano afirmou que “O exercício é único, pois inclui a colocação de aeronaves Rafale em ambos os lados e é indicativo da crescente interação entre as duas Forças Aéreas.” 

Caças franceses e indianos durante o Exercício Garuda V. Foto via Asian Defence News.

A parceria entre as duas nações não é novidade: desde 2005 são realizados os exercícios Garuda entre as duas forças aéreas, além de exercícios esporádicos, como o realizado em 2018 durante o deslocamento da Força Aérea Francesa para o Exercício Pitch Black, na Austrália. 

A Força Aérea Indiana adquiriu um total de 36 caças Dassault Rafale e recebeu os primeiros cinco em julho do ano passado. O contrato é avaliado em 7,9 bilhões de euros.

O post França e Índia realizarão exercício militar conjunto apareceu primeiro em AEROFLAP.