Comando Central dos Estados Unidos passa a ser responsável sobre Israel

O Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos passou a responsabilidade de ligações militares e planejamentos de defesa com Israel para o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM). Antes, Israel estava sob responsabilidade do Comando Europeu (EUCOM). 

A mudança anunciada pelo Pentágono no dia 15 de janeiro segue medidas diplomáticas recentes do presidente Donald Trump para acabar com o isolamento político e militar do Estado judeu com vários países árabes.

Antes do realinhamento, o EUCOM era responsável pela coordenação das ligações entre militares com as Forças de Defesa de Israel (IDF) a partir de seu quartel-general em Stuttgart, na Alemanha. Agora o CENTCOM vai cumprir essas funções em sua sede principal em Tampa, Flórida, e na sede implantada no Oriente Médio.

De acordo com Departamento de Defesa, essa medida faz parte das mudanças no plano de comando unificado. “A diminuição das tensões entre Israel e seus vizinhos árabes após os Acordos de Abraham (em 2020) proporcionou uma oportunidade estratégica para os Estados Unidos alinharem seus principais parceiros contra ameaças em comum no Oriente Médio”, disse o DoD em comunicado.

Via Janes

O post Comando Central dos Estados Unidos passa a ser responsável sobre Israel apareceu primeiro em AEROFLAP.