Halcones, o time de demonstração aérea do Chile, completa 40 anos

Os Halcones, time de demonstração aérea da Força Aérea do Chile, está completando 40 anos de sua criação. O ousado time sul-americano começou seus voo em 14 de janeiro de 1981.

Na época de sua criação os Halcones ficaram sediados na Base Aérea El Bosque, na capital Santiago.

O time que é conhecido por ter aeronaves de alta performance desde os primórdios já utilizava aeronave de alto desempenho acrobático. O primeiro avião da equipe foi o biplano Pitts S-2 Special.

Para ter um maior aprendizado da aeronave, pilotos e mecânicos viajaram até os EUA para terem acesso a treinamentos com o clássico avião.

Pitts S-2 dos Halcones

Quatro anos após sua criação o time fazia sua primeira apresentação internacional e o Equador foi o gatilho para outras futuras apresentações no exterior, incluindo a RIAT, no Reino Unido.

Os anos passam e em 1999 a segunda aeronave da equipe chega, o alemão Extra 300 foi o escolhido para voar com os arrojados pilotos chilenos.

Em 2003 a versão atualizada do Extra 300, a versão Extra 300L é incorporada a equipe e com eles o time outras demonstrações no exterior, incluindo o Brasil, como por exemplo, durante os 60 da Esquadrilha da Fumaça, em Pirassununga-SP, em 2012.

O time está passando desde 2019 pela transição de aeronaves e assim um novo capítulo se abre nestes 40 anos. Para essa nova jornada, a equipe vai usar o avião britânico Gamebird GB-1 

Parceria entre Hermanos:

A parceira entre os Halcones e o EDA não é recente, da mesma maneira que eles são bem-vindo aqui, nossa Esquadrilha da Fumaça é bem-vinda no lá, exemplo disso são as várias viagens que nossa fumaça já fez no país vizinho.

 

O post Halcones, o time de demonstração aérea do Chile, completa 40 anos apareceu primeiro em AEROFLAP.