Austrália seleciona AH-64E Apache Guardian como seu novo helicóptero de ataque

O Ministério da Defesa Austrália selecionou o Boeing AH-64E Apache Guardian como seu novo helicóptero de reconhecimento armado (ARH). As novas aeronaves substituirão os 22 Eurocopter/Airbus Helicopters Tiger em serviço com o Exército Australiano. Pelo menos 29 aeronaves serão adquiridas.

“O Apache Guardian é a opção mais letal, com maior capacidade de sobrevivência e menor risco, atendendo a todos os requisitos de capacidade, suporte, segurança e certificação do Defence”, afirmou a Ministra da Defesa Linda Reynolds.

“Esta nova capacidade fortalecerá a força armada de reconhecimento da Austrália para melhor moldar nosso ambiente estratégico e impedir ações contra nossos interesses nacionais”, disse a Ministra. 

A Austrália recebeu seus primeiros Tigers em 2004, mas as aeronaves só atingiram sua capacidade operacional total em 2016, sete anos depois do que foi planejado originalmente. As aeronaves deverão ser substituídas pelos Apaches a partir de 2025. O Bell AH-1Z Viper também participou da concorrência para substituir os Tigers australianos. 

Atualmente o AH-64 voa em outros 16 países incluindo os EUA, sendo outros seis na região da Ásia-Pacífico: Japão, Índia, Indonésia, Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan. A aeronave emprega um canhão M230 de 30mm e pode carregar mísseis AGM-114 Hellfire, AIM-92 Stinger e foguetes de 70mm. 

 

 

O post Austrália seleciona AH-64E Apache Guardian como seu novo helicóptero de ataque apareceu primeiro em AEROFLAP.