FAB vai transportar pacientes com COVID-19 de Manaus para outros estados

A Força Aérea Brasileira (FAB) deve iniciar nessa sexta-feira (15) o transporte de pacientes com COVID-19, acompanhados de equipes de saúde, de Manaus (AM) para outros estados. Serão empregadas duas aeronaves Embraer C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT), o Esquadrão Condor, unidade acionada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). 

As missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. O planejamento é de que partirão voos de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO), transportando pacientes e profissionais de saúde.

O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde. 

Embraer C-99 do Esquadrão Condor. Foto: Força Aérea Brasileira.

De acordo com o Coronel Franco Duarte, representante do Ministério da Saúde, serão transportados os pacientes com estado de saúde moderado, ou seja, aqueles que necessitam de oxigênio mas tem condições de serem aerotransportados. 

A FAB está envolvida no transporte quase diário de materiais de saúde para Manaus, principalmente oxigênio, desde a semana passada. Somente com os voos de transporte logístico, a FAB deve percorrer, em 10 dias, o equivalente a quase uma volta completa na Terra sobre a Linha do Equador. 

Via Força Aérea Brasileira. 

 

O post FAB vai transportar pacientes com COVID-19 de Manaus para outros estados apareceu primeiro em AEROFLAP.