STS recebe primeiro Boeing 737NG para ser convertido em E-7 Wedgetail

A STS Aviation Services, uma subcontratada da Boeing Defence do Reino Unido, recebeu no dia 07/01 o primeiro 737NG a ser convertido para o padrão Wedgetail, a versão de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) do 737. A aeronave de matrícula N946BC voou pela Deer Jet e foi convertida para o padrão 737-BBJ1 (VIP). 

A Força Aérea Real (RAF) adquiriu cinco aeronaves 737 (três usadas e duas novas) por £1.5 bilhões para serem convertidas em aeronaves de AEW&C, a fim de substituir seus E-3D Sentry. A RAF deve receber seus Wedgetail AEW.1 entre 2023 e 2024. As aeronaves serão operadas a partir da base aérea de RAF Lossiemouth, onde estão sediados os P-8 Poseidon de patrulha marítima.

“Enquanto centenas de pessoas em todo o Reino Unido e ao redor do mundo têm trabalhado neste programa desde que o contrato foi assinado, agora temos a aeronave que se tornará o primeiro Wedgetail da RAF.”, disse Anna Keeling, diretora-gerente da Boeing Defense UK.

Concepção artística de um Wedgetail da RAF. Via Boeing Defence UK.

Em maio do ano passado, a Boeing selecionou a STS como sua parceira no Reino Unido e em meados de 2020, entregou as primeiras ferramentas para o trabalho. Isso incluiu o fornecimento de seções reforçadas da fuselagem, necessárias para acomodar o radar Multi-role Electronically Scanned Array (MESA), desenvolvido pela Northrop Grumman. 

O Wedgetail está em serviço na Turquia, Austrália e Coreia do Sul. 

 

Via Flightglobal 

O post STS recebe primeiro Boeing 737NG para ser convertido em E-7 Wedgetail apareceu primeiro em AEROFLAP.