Irã lança simulação de mísseis em meio a tensões crescentes com os EUA

(Reuters) – Os militares iranianos lançaram um exercício de mísseis navais de curto alcance na quarta-feira, informou a TV estatal iraniana, em um momento de alta tensão entre os arquiinimigos Teerã e Washington.

O Irã tem um dos maiores programas de mísseis do Oriente Médio, considerando essas armas uma importante força de dissuasão e retaliação contra os EUA e outros adversários em caso de guerra.

O Ocidente vê os mísseis do Irã como uma ameaça militar convencional à estabilidade regional e um possível mecanismo de lançamento de armas nucleares caso Teerã as desenvolva.

O navio de guerra de fabricação iraniana Makran, que a mídia estatal descreveu como o maior navio de guerra do Irã com um heliporto, e um navio lançador de mísseis chamado Zereh (blindagem) estavam participando do exercício de dois dias no Golfo de Omã.

As tensões entre os Estados Unidos e o Irã aumentaram desde 2018, quando o presidente Donald Trump abandonou o acordo nuclear de 2015. Os Estados Unidos restauraram sanções severas para pressionar o Irã a negociar restrições mais rígidas em seu programa nuclear, desenvolvimento de mísseis balísticos e apoio a forças regionais substitutas.

Foto: REUTERS

Nos últimos anos, tem havido confrontos periódicos entre os militares do Irã e as forças dos EUA no Golfo, onde Teerã realiza exercícios anuais para mostrar o poderio militar da República Islâmica para enfrentar “ameaças estrangeiras”.

Na semana passada, o Corpo de Guardas Revolucionários do Irã apreendeu um navio-tanque de bandeira sul-coreana em águas do Golfo e prendeu sua tripulação em meio a tensões entre Teerã e Seul por causa de fundos iranianos congelados em bancos sul-coreanos devido às sanções americanas.

No início de 2019, o Irã aumentou as tensões na hidrovia de petróleo mais movimentada do mundo ao apreender o navio-tanque Stena Impero de bandeira britânica duas semanas depois que um navio de guerra britânico interceptou um navio-tanque iraniano na costa de Gibraltar.

O post Irã lança simulação de mísseis em meio a tensões crescentes com os EUA apareceu primeiro em AEROFLAP.