Segundo site, Repórteres da Globo não querem voar no novo Helicóptero

A TV Globo utiliza uma frota de Helicópteros para realizar coberturas ao vivo principalmente sobre o trânsito das cidades, chamados de Globocop. Na vira de ano a TV Globo mudou os Helicópteros Esquilo AS350 B2 por modelos Robinson R44.

Segundo o Portal UOL, os Repórteres mais experientes de São Paulo pediram para não serem escalados nas coberturas com o Globocop. Ainda segundo relatos, a diretoria da filial em São Paulo não aprovou a mudança dos Helicópteros.

Os relatos informaram que o Robinson R44 teve dificuldades para ganhar altitude no momento da decolagem.  O portal Metrópoles que divulgou a notícia perguntou a um especialista em Helicópteros sobre os dois modelos.

“O motor Esquilo é monoturbina, enquanto o do Robinson é a pistão. O Esquilo, por ser uma aeronave a turbina, é mais potente e consegue levantar mais peso, tem até um combustível diferente, que é o querosene de aviação. Já o Robinson 44 é a [gasolina de aviação] AvGas. O Esquilo é uma aeronave maior, mais potente. Não por acaso ela é utilizada pela polícia como helicóptero Águia. A vantagem do helicóptero R44 é o custo, já que é uma aeronave mais barata em relação ao Esquilo, com um gasto de manutenção mais em conta”. Disse Victor Di Pietro.

“O tamanho da aeronave é a diferença mais notável. O Esquilo é uma aeronave muito grande, tem capacidade para cinco passageiros e um piloto, enquanto o Robinson 44 tem capacidade para três passageiros e um piloto”. Completou.

Segundo o UOL, a TV Globo encerrou o contrato que tinha com a Helisul no dia 31 de dezembro. A Helisul prestava todos os serviços referentes aos Helicópteros da TV Globo, como manutenção e fornecimento de tripulação. Com a saída da empresa, os pilotos também foram trocados. 

A TV Globo disse que não informa sobre seus fornecedores, entretanto reforça que segue todos os procedimentos de segurança exigidos. Além disso, explicou que não houve nenhuma intercorrência ou ocorrido fora do normal. 

 

Fonte: UOL e Metrópoles

O post Segundo site, Repórteres da Globo não querem voar no novo Helicóptero apareceu primeiro em AEROFLAP.