Aeronaves Voyager da RAF apoiam caças franceses durante exercício militar

Dois aviões-tanque Voyager da Royal Air Force (RAF) apoiaram caças da Força Aérea Francesa (Armée de l’Air), durante uma missão no último dia 6 de janeiro.

Os Voyager realizaram reabastecimento aéreo para os caças Mirage 2000 franceses que tinham uma jornada de mais de 400 milhas para chegarem ao nordeste da África para participar de seu exercício SHAHEEN.

O apoio das aeronaves inglesas mostrou a cooperação entre as nações participantes da OTAN no âmbito do cenário militar.

Voyager da RAF reabastecendo caças Mirage 2000 da França- Foto: RAF

“O planejamento é realizado por um Coordenador de Reabastecimento Ar-Ar (AARC), que organiza e controla todos os aspectos da tarefa. Neste caso, dois Voyagers RAF na função de petroleiro transferiram 90.000 litros de combustível em apoio à Missão Francesa no Norte da África, com um avançado montado na Grécia para atender aos jatos em trânsito ao sul de Creta para a perna final para Djibouti ”, disse Tenente de vôo Rob Webb, QG da Força de Mobilidade Aérea. 

“Missões desta natureza permitem que a RAF pratique e demonstre estreita integração com as Nações Aliadas para estender e projetar efeito militar em apoio às Operações”.

Além deste apoio natural, existe o Componente Aéreo da Força Expedicionária Conjunta Combinada (CJEF (Aéreo), uma força militar franco-britânica que foi criada após a assinatura dos Tratados de Lancaster House no ano de 2010.

Caças franceses Mirage 2000 sendo reabastecidos por um Voyager da RAF- Foto: RAF

“Esta missão foi uma demonstração oportuna da cooperação regular entre a RAF e a Força Aérea e Espacial Francesa”. disse a RAF em nota.

 

Fonte de apoio: Def Post

O post Aeronaves Voyager da RAF apoiam caças franceses durante exercício militar apareceu primeiro em AEROFLAP.